As férias chegaram: e agora?

As férias chegaram! Nesta época do ano, muitos pais se perguntam como administrar o tempo livre das crianças: quais atividades, programas e brincadeiras podem ser feitas para aproveitar ao máximo esse período?

Existem muitas opções, que podem ser facilmente encontradas na internet, por exemplo. A ideia aqui não é discutir se o melhor é optar por um acampamento, piquenique ou ateliê, mas sim propor uma reflexão sobre o que as férias significam dentro do processo de aprendizagem da criança e, sob essa perspectiva, pensar em como conduzir esse período de uma forma que seja proveitosa tanto aos filhos, como aos pais.

ferias-escolaresA escola, compreendida como o lugar legitimo de aprendizagem, oferece tempo e conhecimento recortados, proporcionando apenas parte da experiência da aprendizagem. Existem diversos outros espaços que contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, como a família, a mídia, aulas de música, dança, a relação com a natureza e com outras crianças; enfim, são muitas as instâncias que quebram o processo de aprendizagem centrado na figura da escola.

Sob este ponto de vista, as férias surgem como um importante período para aprofundar experiências e atividades extracurriculares e, independentemente da programação escolhida, trata-se de uma oportunidade para enriquecer as vivências da criança, colocando-a em contato com outros sujeitos que não os professores de seu dia-a-dia, apresentando outras linguagens que não, necessariamente, aquelas contempladas no currículo formal.

O horizonte formativo é imenso e, por isso, não apenas nas férias, mas também paralelamente ao período letivo, é importante proporcionar aos pequenos experiências ricas, que abranjam diferentes temas, linguagens, sujeitos e espaços. Isso estimulará as múltiplas potencialidades da criança, favorecendo um desenvolvimento pleno e saudável.

Ah! Vale lembrar que, apesar de ser uma época repleta de atividades, é fundamental deixar as crianças descansarem: deixar que curtam o ócio. Isso permitirá que elas façam suas próprias escolhas, dentro de seu próprio tempo. E curtir o ócio não vale apenas para as férias, mas ao longo de todo o ano também.

Boas férias a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s