Slow Kids: crianças e adultos em sintonia com a natureza e com a arte

Com programação gratuita para pais e filhos, o evento no Parque Burle Marx estimula a desaceleração, o contato com a natureza e a sustentabilidade.

No domingo, dia 09 de novembro, das 14h às 18h, o Parque Burle Marx, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem de mais uma edição do Slowkids. Uma série de atividades, brincadeiras e oficinas está programada, além do show “Brasileirinhos”, do músico Paulo Bira, com composições inspiradas pela fauna brasileira. A proposta do SlowKids é desacelerar as crianças do universo tecnológico e incentivar brincadeiras ligadas à natureza e a criatividade ao lado dos pais.

Slow Kids: crianças e adultos em sintonia com a natureza e com a arte

A programação para as crianças é bem variada. Além do show, que começa às 16h, as oficinas e atividades convidam as crianças a brincarem com a natureza e se aproximarem da arte e suas diversas expressões.

Confira as atividades que acontecerão durante toda a tarde:

Silk em camisetas: o artista Aleba irá silkar camisetas com desenhos  que passeiam pelo universo das bicicletas;

Roda de Leitura: sentadas sob  árvores,  as crianças poderão ter acesso à livros Mediadores de leitura as acompanharão nessa viagem ao universo das letras.

Ser Criança é Natural, por Instituto Romã: as crianças brincam para descobrir o mundo. As crianças farão passeios monitorados de aproximação e contato com a natureza. Brincando com a natureza cria-se vínculos com o mundo, além de um sentimento de respeito pelo meio-ambiente;

Arte para Bebês, por Susana Soares: nesta oficina, bebês e crianças de 01 a 05 anos farão experimentações com tintas naturais. Além de favorecer o desenvolvimento sensorial e motor, essa vivência possibilita a exploração de materiais atóxicos, ao mesmo tempo em que estimula o estabelecimento de laços afetivos;

Cara de quintal: um ambiente em sintonia com a natureza, o espaço é criado com elementos que permitem a imaginação voar solta. A partir daí, performances, música, e muita interação transformam o momento desta intervenção;

Oficina de troca de brinquedos: uma oportunidade única de aproximar as crianças, praticar o desapego e compartilhar suas experiências e seus brinquedos;

Brincadeiras tradicionais, por Instituto Brincante-Brincantinho: os educadores trazem diversas cantigas e brincadeiras de roda tradicionais da cultura brasileira;

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis, a criatividade e as relações sociais.

Para completar a tarde, uma área com food bikes será instalada no parque. A deliciosa Padaria Alegria, por exemplo, terá sua food bike por lá; além dela, o Slow Kids contará com o Bike Café ,Tangerine Petit de papinhas orgânicas, Bolo Cherrie, de bolinhos individuais); Made in Natural, de snacks naturais e orgânicos; e a Bela do Dia, de lindos arranjos de flores (não haverá venda de bebida alcoólica). O Slow Kids faz parte da 8ª. Semana Ticket de Cultura e Esporte.

Sobre o SlowKids

O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, diretora de produção da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração – criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade e desaceleração. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. Hoje na terceira edição, o Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca e no Museu da Casa Brasileira.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena da infância. Criado em 2002, o Instituto conta hoje com sete projetos próprios e quatro com parceiros, e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a produtora Respire Cultura

Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade. Mais informações: http://www.respirecultura.com.br

Tatiana Weberman

Tatiana Weberman é produtora cultural e, desde 2011, desenvolve em São Paulo um trabalho de ocupação do espaço público através de arte. Criou o SlowMovie, experiência  de cinema ao ar livre com piquenique, música e arte, que já está indo para sua sexta edição e conta hoje com um público de mais de duas mil pessoas. Desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças de São Paulo com o mesmo propósito do SlowMovie, porém com uma programação infantil. Seu foco é sempre trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.

Juliana Borges

Coordena a  produção da Maria Farinha Filmes, produtora audiovisual  que tem como foco contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação.  Desde o início da Maria Farinha em 2008 Juliana assina a direção de produção das seguintes obras: o polêmico documentário “Criança , a Alma do Negócio” ,  o longa metragem documental internacional “Muito Além do Peso”, selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Nesse ano estreou surpreendente longa documental “Tarja Branca, a revolução que falta”, onde também, dirigiu a produção.  No momento trabalha na produção do filme do Território do Brincar,  dirigido pelos cineastas David Reeks e Renata Meirelles que será lançado em 2015.

Programação:

14h às 18h – oficinas e atividades simultâneas (live silk em camisetas, brincadeiras de roda, leituras de histórias, troca de brinquedos, passeios pelas árvores e etc.)

14h às 18h – food bikes

16h às 17h – Show “Brasileirinhos”, do cantor Paulo Bira

18h – encerramento

slow-kids
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s