Por uma infância livre do consumismo

Sábado, shoppings lotados. Pais levam seus filhos para escolherem o brinquedo ‘mais bacana’. Soltam as crianças dentro de lojas megalomaníacas, repletas de cores, sons e cheiros que induzem, única e exclusivamente, ao consumo.

O filho escolhe o que quer, os pais compram. Chegando em casa, a criança, animada com o presente, brinca uma, duas, três, cinco vezes. Depois coloca a geringonça de canto e já pede o próximo e, assim, constrói-se um comportamento consumista.

Qual valor foi criado neste contexto? O valor do consumo e todas as suas implicações, por exemplo: ansiedade, competitividade, insatisfação.

O dia das crianças existe; não podemos fugir disso. Foi imposto pela lógica de mercado e reforçado pela mídia. Contudo, há outras formas de vivenciar a data.

Ao invés de dar um brinquedo, construa uma experiência. Faça um brinquedo junto com seu filho, pinte um quadro, planeje um passeio no parque ou leve os pequenos ao museu. Feiras de troca de brinquedos também são ótimas opções, pois afastam as crianças das angustias do consumismo, além de coloca-las em situações de escolha, de troca e de compartilhamento.

Um passeio no parque, por exemplo, pode contribuir para que a criança desenvolva o seu entendimento sobre a natureza e se aproxime dela. Enfim, são escolhas. E essas escolhas, feita pelos pais, terão grande influência nas escolhas e na postura que os filhos tomarão na vida adulta.

DICA!

Neste domingo, 12/10, acontecerá em São Paulo a Feira de Trocas do Instituto Alana. O encontro será na Praça Eder Saber (Rua Fidalga, Vila Madalena), das 14 às 17h.

As feiras são organizadas por quem acredita na importância de refletir sobre o consumo. Não é preciso uma organização ou instituição, qualquer cidadão pode fazer uma feira de forma autônoma!

ORGANIZE A SUA FEIRA DE TROCAS!

feira-trocas

Anúncios

Um pensamento sobre “Por uma infância livre do consumismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s