Big Data: uma possibilidade para o desenvolvimento social

Hoje publico meu segundo post para o projeto “Ciranda de Blogs” e eis que, ao me deparar com o tema da semana (Big Data), me deparei também com uma grande coincidência. No final do ano passado, tive o privilégio de assistir palestra da queniana Juliana Rotich, uma das idealizadoras da ONG Ushahidi. Mas, o que isso tem a ver com Big Data? Tudo.

De forma bastante resumida, explico: a Ushahidi é uma organização não governamental que possui iniciativas de desenvolvimento social baseadas no conceito de “Big Data”. Provavelmente, depois dessa informação, você deve estar curioso para saber mais sobre essa tal “Ushahidi” e conhecer a fundo o conceito de “Big Data”, correto? Então vamos lá!

Big Data: o que é?

Uma enxurrada de dados é criada diariamente a partir da interação das pessoas com aparelhos tecnológicos. Por meio do uso de celulares, e-mail, redes sociais, GPS e outros, os seres humanos constroem bancos de dados valiosos, que podem ajudar empresas, ONGs, governos e traçar perfis individuais ou mesmo de populações inteiras. A análise dessas informações permite que a tomada de decisão seja mais estratégica e possibilita ações mais eficientes, com retorno também mais certeiro.

O excesso de informação produzida diariamente ao redor do globo tornou-se extremamente difícil de ser mensurado e analisado, e, assim, exigiu o surgimento de novas soluções tecnológicas, que pudessem mapear enorme volume de dados em tempo real e alta velocidade. Desta realidade nasceu o conceito de “Big Data”, que pode ser entendido por meio dos “5 Vs”: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

  • Volume: refere-se a quantidade de dados gerada diariamente.
  • Variedade: os dados são gerados por meio das mais variadas plataformas: e-mails, mídias sociais, documentos eletrônicos, entre outros.
  • Velocidade: dados são produzidos a todo o momento, não há pausa. Essa realidade exige monitoramento constante e em tempo real.
  • Veracidade: os dados mapeados são autênticos? É necessários certificar-se sobre a veracidade da fonte.
  • Valor: com investimento em Big Data, empresas, ONGs e governos esperam retorno (em suas diferentes formas).

Veja abaixo infográfico retirado do Jornal O Globo, que explica o conceito de forma ilustrativa:

big_data

Ushahidi: o uso do Big Data como ferramenta para mudança social

A Ushahidi é uma ONG que nasceu no Quênia. Por meio do armazenamento de informações, busca causar impacto social positivo. Utiliza, por exemplo, seu banco de dados para disseminar informação – em tempo real – sobre desastres naturais (como terremotos) e também monitorar eleições.

Os dados coletados pela ONG são disponibilizados em uma rede social, que alcançou 45 mil usuários no Quênia e se expandiu para outras áreas do globo. Hoje têm voluntários na Europa, América do Sul e nos EUA e o mapeamento que realiza atualmente pode ser visto como uma iniciativa que gera benefícios em escala global. Foi utilizada para facilitar o atendimento aos feridos no furacão que atingiu o Haiti em 2010, ajudou no mapeamento das áreas com energia elétrica após o furacão Sandy (EUA) e também serviu para a coleta de informações durante os conflitos na Líbia.

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pela Ushahidi, clique aqui e, se quiser ler sobre o Big Data utilizado para fins sociais, recomendamos: Big Data, Big Impact – New Possibilities for International Development (versão disponível apenas em inglês).

Anúncios

Um pensamento sobre “Big Data: uma possibilidade para o desenvolvimento social

  1. Pingback: Quem tem dado ultimamente? – periskópio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s