ABAP abre espaço para debate sobre publicidade infantil

Aproveitando o gancho do último post, no qual propus uma discussão sobre publicidade infantil, vou apresentar o movimento “Somos Todos Responsáveis”, liderado pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP).

A Associação, que garante reconhecer o poder de persuasão da publicidade, engajou-se numa iniciativa que visa oferecer espaço ao debate de um tema bastante polêmico: a propaganda direcionada às crianças.

O grande objetivo do projeto é pensar como a publicidade interage com as crianças e quais são os cuidados que devem ser adotados para garantir a segurança e bem estar deste público.

A discussão proposta pelo movimento é interessante, pois traz um perfil democrático e tenta fugir de posições radicalistas e extremistas. O debate é constituído por diversas vozes e, portanto, oferece diferentes pontos de vista sobre o tema.

Mães, pais, professores, pesquisadores, psicólogos, advogados, publicitários e produtores de conteúdo para crianças são alguns dos personagens que já deixaram suas opiniões no site do movimento.

Alguns grupos são radicais e acreditam que a proibição da propaganda infantil seria a solução para problemas como erotização precoce e consumismo infantil. Outros, porém, acreditam que o ideal é dialogar com as crianças e jamais proibi-las de ter acesso a determinado conteúdo, afinal, esconder o mundo talvez não seja a solução, o necessário é educar a criança para uma leitura crítica e consciente do ambiente em que está inserida.

O cartunista Maurício de Sousa, um dos entrevistados pelo movimento, fala sobre a responsabilidade dos produtores de conteúdo. Ele diz que sempre pergunta à sua equipe: “vocês deixariam seus filhos terem acesso à esse conteúdo?” Se a resposta for “sim”, ele aprova e, se for “não”, o trabalho é reiniciado.

Há também confissões de pais, que se assumem consumistas e dizem que o comportamento dos filhos é reflexo do exemplo que têm em casa.

O site do movimento é muito rico em informação, vale a pena conferir! E, se você acredita na relevância do debate proposto, apoie e compartilhe!

Anúncios

Um pensamento sobre “ABAP abre espaço para debate sobre publicidade infantil

  1. Apoie as ideias legislativa para um novo Projeto de Lei PUBLICADA no Portal e-Cidadania do Senado Federal.

    1. Regulamentar a Radiodifusão (TV ABERTA DIGITAL E RADIO DIGITAL), proibir tecnologias restritivas (DRM)
    https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=28501

    2. Regulamentar a Radiodifusão (TV ABERTA DIGITAL E RADIO DIGITAL), proibir publicidade fora do intervalo comercial
    https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=28781

    Entre com seu nome, email e o código de validação na parte inferior da tela. Mas prestem atenção na pegadinha do governo, pois mesmo digitando o código de validação corretamente, será acusado na parte superior da tela um erro no código de validação entrado. Entre novamente com seu nome, email e o novo código de validação na parte inferior da tela, que o sistema irá aceitar. Observação: nós brasileiros somos um povo preguiçoso, é difícil admitir isso, mas o governo sabe muito bem como explorar a nossa “falta de interesse”.
    Uma mensagem será enviada para o email que você digitou contendo um link para acionar o apoio à ideia legislativa.

    Existem várias outras ideias que você pode apoiar: implantar no ensino médio a constituição federal, Fim do voto obrigatório, Cobrança de fixo para fixo de outra operadora, Fim de qualquer tipo de carência em planos de saúde, Fim da carga horária acima de 06 horas por dia, Imposto sob grandes corporações(IGC), Acabar com a urna eletrônica, Reforma política, Tornar dirigir de forma negligente, ilegal ou bêbado crime doloso, Democratização da mídia, etc.

    Visite: https://www12.senado.gov.br/ecidadania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s