Caminhos da leitura

Hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia do Livro. Aproveitamos a data para falar do projeto “Caminhos da Leitura“, criado pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e que tem como grande objetivo rodar o Brasil levando programação cultural e livros a preços populares para pequenas e médias cidades do país.

A ideia é democratizar o acesso às obras literárias. Segundo o Instituto Pró-Livro, cerca de 70% das livrarias brasileiras estão concentradas nos grandes centros urbanos e 50% dos brasileiros nunca tiveram a oportunidade de ler um livro sequer.

Em seu acervo móvel, o projeto “Caminhos da Leitura” contará com a biblioteca do programa “Esquenta” (TV GLOBO), com livros doados e autografados pelos convidados de Regina Casé, apresentadora do programa.

Como funciona?

Como uma “Feira de Livros Móvel”, o projeto pretende, dentro do período de um ano, passar por 30 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Nesses locais, acontecerão grandes festas culturais, com quatro dias de duração (entre quinta-feira e domingo), tendo os livros e a literatura como fio condutor. Os moradores vão poder comprar livros de baixo preço, best sellers e lançamentos.

Sempre que possível essas feiras vão acontecer em instalações já existentes nas cidades, como centros culturais e comunitários, áreas de exposições, escolas e também em praças públicas.

A programação cultural básica terá escritores e artistas, locais e de renome nacional, e seis espaços de atividades para crianças, jovens e adultos. Também ocorrerão cursos de aprimoramento de professores, bibliotecários, mediadores de leitura e interessados em atuar profissionalmente nesse mercado.

Resultados

A “Feira Móvel” já percorreu 10 cidades e trouxe números significativos: 136 mil pessoas visitaram o projeto e compraram 464 mil livros, o que gerou um alcance literário de quase 2 milhões de pessoas.

Veja como ser uma cidade participante.

Para conhecer o itinerário das feiras realizadas, siga a o projeto no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s