Para escutar, despe-se.

Há tempos escutei, na rádio CBN, uma entrevista que me chamou a atenção. Fiz algumas anotações num pedaço de papel, que logo coloquei de lado e só recuperei agora, 4 meses depois.

A entrevistada era a jornalista gaúcha Eliane Brum (repórter especial da Revista Época). Ela falava sobre o exercício da escuta, tão fundamental em sua profissão.

Fundamental e extremamente desafiador, especialmente se pensarmos em uma”escuta ativa”, em que o ouvinte (no caso, o jornalista), despe-se para ouvir o outro.

Eliane diz que, para escutar ativamente, ela se propõe a um “ritual” difícil, mas necessário: esvaziar-se para, assim, se deixar transbordar pela história alheia. Tenta ir o mais vazia possível para uma entrevista, buscando desfazer-se de seus julgamentos e pré-conceitos; só assim, acredita, conseguirá escutar de verdade.

O momento da escuta é fundamental, após escutar, e deixar-se transbordar pelo outro, levamos para casa a bagagem acumulada nos minutos, horas ou dias de entrevista. E então sentamos para reviver e entender aquilo que nos foi passado.

Eliane ainda afirma que, se formos “cheios” para uma entrevista, pouco será absorvido e as chances da reportagem dar errado aumentam consideravelmente. Parece justo, não? Afinal, se o jornalista não ouvir a sua fonte, de onde tirará inspiração? E quanto maior o envolvimento com a fonte, mais envolvente o resultado final.

Achei isso lindo. A ideia de deixar-se “transbordar pelo outro” é fantástica. E claro que não vale apenas para os jornalistas, mas para todos nós.

Quantas vezes você despiu-se para escutar o outro?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s