2° Seminário de Políticas e Novas Mídias

Para quem se interessa por política e novas mídias, a dica que vou deixar aqui é imperdível. Eu me interesso bastante e utilizo as redes sociais diariamente, também como ferramenta política.

Dia 6 de julho, entre às 9h30 e 16h30, vai acontecer em Brasília o 2° Seminário de Políticas e Novas Mídias.

A agenda do evento está bem bacana. Pela abordagem dos temas, fica claro que o público-alvo contempla, majoritariamente, políticos e seus assessores, pois discute maneiras de gerenciar crises, perigos e vantagens das redes sociais para a imagem dos candidatos, além de dar diretrizes sobre como os políticos devem fazer uso das redes sociais para falar com os cidadãos.

Ok, com uma agenda dessas parece que o evento é restrito aos políticos. Engano.

A abordagem dada às discussões provavelmente não falará diretamente com o cidadão e sobre como ele pode utilizar as redes sociais a favor das causas que acredita e pelas quais luta, falará aos políticos, sobre como gerenciar essa nova realidade que se impõe ao cenário no qual estão inseridos.

Exatamente por isso acho interessante assistir o seminário (para conhecer as estratégias traçadas pelo governo e, assim, conhecer com quem estamos falando e como nosso interlocutor se comporta nas redes sociais).

Eu uso ferramentas como Twitter, Facebook, Instagram diariamente e, no âmbito político, já tive ótimos retornos. De fato existe um canal aberto de comunicação com os políticos, eles estão nas redes sociais e, se forem provocados, devem reagir, até mesmo para manter a boa vizinhança com seus eleitores potenciais.

Já participei de uma mobilização que deu super certo! A luta foi pela aprovação de um projeto de lei no senado. A mobilização via Twitter foi tão grande e significativa que a solicitação entrou na página principal do “Alô Senado” e, no dia da votação, a manifestação via redes sociais foi citada como uma das maiores já vistas pelo senado.

Vale dizer que o projeto em questão teve aprovação unânime pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e os senadores reconheceram a enorme demanda que chegou via mídias sociais.

Para alguns, democracia via novas mídias parece muito otimista ou quase irreal (já ouvi isso de amigos). Eu, porém, acredito na força política dessas ferramentas. Acho que as redes sociais estão a favor da população e suas demandas.

Para quem quiser saber mais a respeito do evento, clique aqui. E se você não puder comparecer, haverá transmissão online neste link.

Anúncios

Um pensamento sobre “2° Seminário de Políticas e Novas Mídias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s