Mão na direção também é educação

Outro dia, num feriado chuvoso, eu estava com amigos na frente da TV assistindo o noticiário. Claro que, entre uma ou outra novidade boa, o que predominava eram as tragédias inimagináveis, por exemplo, fazer picadinho de marido adúltero.

Mas essa nem nos tocou tanto, afinal, parece quase surreal, coisa que não acontece fora da tela do cinema. O que realmente nos fez ficar em silêncio e prestar atenção foi a seguinte notícia: “Cresce número de acidentes por motoristas com celular ao volante”.

Caramba! Todos nós confessamos que sim, fazemos isso! Nos preocupamos tanto em não beber para manter a segurança no volante, mas de que adianta estar sóbrio dividindo o olhar entre o trânsito e a mensagem ou a ligação que acabamos de receber?

Qual o motivo dessa necessidade infinita de estarmos, a todo o momento, em contato com “Deus e o mundo”? Às vezes o que temos ali na tela do celular nem é algo sério ou urgente, mas mesmo assim parece suficiente para prender a nossa atenção e, sem atenção, convenhamos, as chances de um acidente acontecer aumentam consideravelmente.

Refleti bastante e, depois de assistir essa reportagem, mudei meu comportamento. Eu era uma dessas loucas que dirigem com uma mão na direção e a outra no celular, às vezes, duas mãos no celular!

Sem dúvida essa “sentada” na frente da TV, que tinha como único objetivo passar o tempo, acabou fazendo diferença significativa na minha vida. Educação para o trânsito é essencial e com certeza faz parte do pacote para nos tornamos cidadãos plenos e responsáveis não só por nossa vida, mas pela de todos que nos cercam e dividem o mesmo espaço que o nosso.

Pegando gancho nesse assunto, vou reviver um post antigo, que trata sobre o tema. Quem se interessar, clica aqui! É sobre o Projeto “Se Essa Rua”, que oferece uma proposta para os professores inserirem a educação para o trânsito no currículo escolar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mão na direção também é educação

  1. Eu concordo inserir a educação para o trânsito no currículo escolar.
    Este é um ponto importante (que muda o comportamento das pessoas), e estou feliz que tenha tido um impacto sobre você e espero que o seu artigo faz o mesmo
    parabéns pelo seu blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s