A internet e o 3° setor

Já falei bastante nesse blog sobre o ciberativismo, prática que se utiliza da internet em favor de causas sociais. Pegando carona em posts antigos, peço a autorização dos meus leitores para falar sobre o Instituto Oncoguia, uma ONG que faz um trabalho incrível e que se utiliza bastante da internet para disseminar sua causa e para divulgar informação sobre um tema que muitos ainda preferem ignorar.

Não são todos que gostam de ouvir a palavra “câncer”, afinal, ela assusta e remete sempre ao pior: sofrimento, dor e morte. A grande sacada do Oncoguia é quebrar esse tabu e mostrar para a população que esse estigma do câncer deve ser desconstruído!

Muitas vezes o medo que temos da palavra “câncer” se deve à falta de informação e é aí que entra o papel do Instituto Oncoguia: informar a população e incentivar o autocuidado em saúde.

Além disso, o Oncoguia também luta pelos direitos e garantias dos pacientes com câncer, oferece suporte a familiares e pacientes e possui forte atuação política junto às questões relacionadas à saúde e ao câncer, em especifico.

Abaixo deixo alguns exemplos de mobilizações online realizadas pelo Instituto Oncoguia:

O poder de disseminação e alcance da internet é incontestável! Com certeza o ciberespaço é um terreno muito rico para organizações do terceiro setor, que têm como grande desafio criar campanhas e projetos com recursos, muitas vezes, escassos.

Para fechar, já que estamos falando em ciberativismo e poder da internet, acho interessante citar que o Oncoguia conseguiu, no ano passado, marcar uma audiência com o Ministro da Saúde via twitter – E o melhor de tudo:  a audiência, de fato, aconteceu! Bacana, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s