O nosso dever no mundo

Qual legado você quer deixar para as próximas gerações?

Já parou para refletir sobre essa questão? Vivemos na inércia do presente e muitas vezes nos esquecemos de pensar sobre o nosso papel na sociedade, e mais, esquecemos de nos questionar sobre o nosso dever no mundo.

Parece que o individualismo e egoísmo tornaram-se características hegemônicas no comportamento das pessoas. Nos fechamos em nossos interesses e assim reduzimos drasticamente as possibilidades de contribuirmos para o desenvolvimento social. Não nos preocupamos com o todo, mas apenas com o nosso umbigo.

Se pensarmos que estamos no mundo de passagem, que nosso tempo de vida é ínfimo se comparado com a história da humanidade, o mínimo que podemos fazer é deixar como legado às próximas gerações algo melhor do que encontramos, afinal, nós partimos, mas o mundo fica e com ele ficam os reflexos de nossas ações em vida.

Talvez não poderemos presenciar os resultados de nossos atos, mas se trabalharmos em prol da humanidade, do meio ambiente e das coisas do mundo como um todo, poderemos ter a certeza que fizemos algo digno, que poderá refletir de forma positiva no futuro.

Vamos pensar no que já realizamos e no que ainda podemos realizar. Vivemos em sociedade, temos que ouvir os outros e reconhecer que somos parte de uma corrente; cada um dá ao mundo um pouco de si e assim, de forma colaborativa, construímos a história humana.

Nós partimos, mas a humanidade segue, o mundo segue. E, por isso, é tão essencial que nos perguntemos: Que mundo  queremos deixar para as próximas gerações?

Sugestões de leitura

  • A Condição Humana (Hannah Arendt)
  • O Cuidado com o Mundo: diálogo entre Hannha Arendt e alguns de seus contemporâneos (Sylvie Courtine-Denamy)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s