Para pensar as redes sociais

Imagine o mundo em que vivemos sem as redes sociais. Impossível. Simplesmente porque o mundo que conhecemos hoje se encontra imerso em uma dinâmica propiciada pela internet e, consequentemente, pelas redes sociais.

Sempre tivemos a necessidade de compartilhar, de estar em contato com outros e de pertencer a um grupo, enfim, sempre tivemos a necessidade de viver em rede. Porém, as redes sociais criadas a partir da internet nos deram outra dimensão de interação social. Nas redes sociais “cibernéticas” a necessidade de interação e compartilhamento (comum a nós desde sempre) permanece, mas a noção de tempo-espaço mudou.

Hoje interagimos com milhões de pessoas em questão de milésimos de segundos, até mesmo com pessoas que não conhecemos e que nunca vamos conhecer. Somos seres sociais, isso está em nossa essência, porém, hoje somos seres sociais, globalizados, internautas. Somos produtores de conteúdo, somos receptores. Somos um mix, que se confunde entre o espaço online e o offline.

Hoje, qualquer um pode criar sua própria página na internet e divulgar conteúdo independente, empresas têm as redes sociais como grandes aliadas e montam estratégias de marketing e comunicação em cima dessas novas ferramentas. Organizações do terceiro setor divulgam suas causas, a população se organiza e torna as redes sociais um espaço de luta e protesto.

Descobrimos, por meio da internet e das redes sociais, novas formas de fazer política, de fazer revoluções, de fazer amizades e até mesmo de fazer amor. Se isso é bom ou ruim, cabe a cada um de nós refletir e encontrar a melhor maneira de utilizar todas essas mudanças a nosso favor e a favor do grupo ao qual pertencemos.

Vamos aproveitar as mudanças, elas são parte da evolução. Mas não vamos, jamais, esquecer o passado, e substituí-lo pelo que se revela inédito. Vamos usar o Facebook, mas vamos lembrar que o mundo permanece imenso lá fora.

Para refletir!

Veja abaixo o vídeo “The World Without Facebook“, que nos traz uma dimensão do impacto causado pelo Facebook na maneira como nos comportamos e enxergamos o mundo. (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s