O BBB que o Brasil precisa

Há pouco tomei conhecimento de uma nova campanha que está rolando no Facebook, a qual achei bastante pertinente. Talvez eu tenha uma opinião radical sobre o assunto, mas tentarei controlar meus anseios e manter a postura!

Trata-se da campanha “BBB: Bastantes Bibliotecas Boas”. Claro que, de cara, já é possível perceber que estamos lidando com uma crítica ao “BBB: Big Brother Brasil”.

A campanha defende que o verdadeiro BBB que o Brasil precisa é do primeiro, ou seja, o que o Brasil precisa é de bibliotecas, livros, educação. Porém, o que tem ibope por aqui é o segundo, ou seja, mulheres pré-fabricadas rebolando, homens bombados levantando ferro e por ai vai…

Entretenimento?

BBB Big Brother Brasil só pode ser entretenimento para quem tem uma paciência infinita. Sob o meu ver, não há nada mais desinteressante, vazio e superficial.

Há, porém, quem alegue que se trata de um programa interessante. Estranho, né? Mas sim, há quem acredite que tal exposição de vidas alheias ( e de bundas e peitos alheios) nos permite chegar a profundas conclusões sobre o comportamento humano. Já ouvi esse argumento mais de uma vez.

Para alguns, o BBB é uma grande experiência antropológica, psicológica e sociológica. (Para mim, falta lógica nesta afirmação).

Também existem aqueles que defendem o BBB como o programa ideal para espairecer, afirmam que se trata de “um lazer prazeroso“.

Eu, claramente, discordo de tais afirmações, Acho extremamente difícil acreditar que o BBB possa servir como base para tirar grandes e profundas conclusões sobre qualquer assunto minimamente sério.

Além disso, por estar na TV e ser um show business, parece justo pensar que tudo aquilo que nos é apresentado não passa de um esquema montado. Não se trata de lazer ou entretenimento, se trata de alienação.

Enfim, está claro que eu não sou grande fã do Big Brother Brasil. E digo isso como alguém que já assistiu pelo menos 1 “episódio” ou mais e, portanto, falo por mim e pelo o que meus olhos viram.

Apoio a nova campanha lançada no Facebook. Acredito que o Brasil precisa é de outro BBB, bem diferente desse que vem fazendo um sucesso imensurável a mais de 10 anos!

Precisamos de mais bibliotecas e mais informação! Precisamos de uma sociedade que critique, julgue, provoque mudanças. Entre o BBB das bibliotecas boas e o BBB das bundas e bombados, eu fico com o primeiro.

Seria ótimo se a campanha BBB “Bastantes Bibliotecas Boas” atingisse o mesmo ibope do BBB “bundas e bombados”.

Será que conseguimos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s