Medo do mouse

Ontem vi uma placa que me chamou a atenção, ela dizia: “Ainda tem medo do mouse? Fale com a gente e fique em paz com o seu computador!”

Minha mente logo foi povoada por pensamentos do tipo: Será que alguém ainda não é familiarizado com o computador? Como pode existir um curso para ensinar as pessoas a utilizarem computador? Hoje todos já nascem com uma mão na mamadeira e a outra no mouse!

Bom, esse foi o pensamento imediato, desprovido de reflexão. No minuto seguinte já pensei nas gerações que vieram antes de todo esse “boom” tecnológico e que agora estão penando para sentirem-se parte da cultura digital, que trouxe consigo novos hábitos, novas formas de se relacionar, de exercer cidadania, enfim, novas formas de participar do mundo.

Mas será que não é forçar a barra pensar que ainda existem pessoas que têm dificuldade para mexer em um computador? Acredito que não.

Devemos lembrar que o acesso ao computador não é democrático, bem como o acesso à internet. Muitos brasileiros adquiriram seu primeiro computador há pouco, ou ainda nem adquiriram… Trata-se, portanto, de uma novidade e, como toda novidade, existe a fase de entendimento e adaptação.

Outro caso é a já citada “barreira das gerações”:  os que não incluem-se no grupo dos “nativos digitais” buscam maneiras de aproximação com este novo mundo, regido, em grande parte, por meio de aparatos tecnológicos e da internet.

A tal placa também me trouxe à memória uma experiência pessoal: quando eu estava no colégio dava aulas de computação para os funcionários que ali trabalhavam. Depois do expediente eles corriam para a sala de computador com a vontade infinita de dominar a máquina. Achei que seria uma aula tranquila, mas lembro que logo no primeiro encontro uma das alunas (que na época devia ter por volta de seus 60 anos), levantou o mouse e me perguntou: como uso isso aqui?

Pelo jeito muitas pessoas ainda carregam essa pergunta consigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s