O medo de errar

Muitas vezes o medo de falhar nos impede de criar novas ferramentas, ideias e conceitos e assim seguimos acomodados, tornando-nos espectadores passivos de nossa existência.

Mudanças sempre foram necessárias para a evolução (e sustentação) da vida humana, e para que essas mudanças ocorram não precisamos de homens conformados e acomodados, mas sim de pensadores ousados e criativos, que imaginam além do que já lhes foi apresentado. Esses homens ousados possuem uma característica em comum: não temem o erro.

E não poderia ser diferente, já que o erro é intrínseco à capacidade de inovar!

O novo deve ser experimentado, pois só assim saberemos se dará certo ou não. Para criar, precisa-se experimentar e, muitas vezes, falhar… Esse processo não pode tornar-se barreira para ninguém! Muito pelo contrário, deve ser motor para a curiosidade e criatividade!

Porém, parece que hoje criatividade e inovação não são tão valorizadas quanto deveriam ser. Há uma tendência a um tipo de comportamento tão focado nos resultados que nem sempre valorizamos a motivação e as boas intenções. Mas essas coisas importam (e muito!)

Nas escolas, por exemplo, nos tornamos tão obcecados por notas e pelo bom desempenho em provas que acabamos perdendo, desvalorizando e não estimulando a capacidade criativa e a imaginação dos alunos (e dos professores também). Seguimos regras e não contestamos. Pode-se dizer que há um grande conformismo em relação ao sistema educacional.

Professores que experimentam já podem ser vistos como inovadores! Buscar a incorporação daquilo que ainda não conhecemos à um ambiente que já nos é familiar e confortável é sempre um grande desafio, mas com certeza uma atitude fundamental!

Não reconhecer os alunos por sua criatividade, esforço e inovação pode ser um grande equívoco por parte dos professores. Se vão mal na prova, os jovens são punidos e mal vistos e isso resulta no medo de tentar, já que sempre há a chance de erro – e o erro, em nossa sociedade, é concebido como imperdoável, sinônimo do fracasso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s