Educação para o Trânsito

Outro dia, durante um de meus “passeios online”, conheci o programa “Se essa rua fosse minha” e achei incrível! Por isso separo esse espaço para falar sobre ele.

Como todos sabem, o trânsito em São Paulo anda de mal a pior. Cada vez mais carros na cidade, e à medida que cresce o número de automóveis parece crescer também a irresponsabilidade das pessoas. Não há respeito no trânsito. Pessoas  invadem a faixa de pedestre, furam o sinal vermelho, xingam o motorista ao lado e pior… Pessoas que agridem fisicamente, que dirigem bêbadas e que matam.

Que situação é essa? Parece terra de ninguém. Cada um faz o que bem entende e assim o trânsito se torna ameaçador. Pais ficam aflitos ao verem seus filhos saírem de carro, pedestres temem que o pior aconteça e a qualidade de vida e noção de cidadania vão literalmente para o saco.

Como resolver essa cultura agressiva e irresponsável que está enraizada em tantas e tantas pessoas?

Pergunta difícil, já que grande parte dos motoristas é composta por jovens adultos ou adultos maduros que, portanto, já foram formados e já possuem crenças e comportamentos difíceis de serem remodelados. Apesar do cenário pouco animador, não devemos abrir mão de tentar reeducar esses adultos, porém, a grande mudança está no futuro, na geração de motoristas que está por vir, ou seja, nas crianças de hoje.

É nesse momento que começo a falar sobre o programa “Se essa rua fosse minha”, que tem como finalidade educar exatamente esse público.

Como funciona o programa?

Trata-se de um projeto que se compromete em distribuir materiais educativos sobre o trânsito para as escolas. Com materiais atrativos, práticos, objetivos e de fácil execução por alunos e professores, o “Se essa rua fosse minha” incentiva que crianças sejam educadas para o trânsito desde cedo.

Educação para o trânsito

Para o “Se essa Rua fosse minha”, a educação para o trânsito deve ser tratada como um processo permanente, de responsabilidade de toda a sociedade, mas sem esquecer que cada lugar tem suas peculiaridades. Nem todas as cidades possuem o mesmo “aparato tecnológico”. Assim, “Se essa rua fosse minha” é de fácil aplicação tanto nos grandes centros urbanos, quanto nas pequenas cidades.

Mas… Como educar para o trânsito?

O programa oferece diversas maneiras para que essa educação aconteça. Como estamos falando com crianças e jovens, a criatividade e sedução são fundamentais!  Músicas, materiais didáticos extremamente ilustrativos e coloridos e até redes sociais fazem parte da estratégia pedagógica! Clique aqui para conhecer o material fornecido pelo programa.

Benefícios

A proposta do “Se essa rua fosse minha” é incluir a educação para o trânsito no currículo escolar, pois assim o tema torna-se constante na vida dos alunos. O programa não oferece benefícios apenas à formação individual, mas tem impacto direto na dinâmica social. Ao se tornar um cidadão consciente e responsável em relação ao trânsito essa criança irá refletir  esse comportamento no trânsito, tonando-se não um vândalo, mas sim um cidadão ativo e responsável, consciente de seus deveres e direitos no trânsito e assim, se formarmos uma geração com essa noção de cidadania com certeza teremos um trânsito melhor.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Educação para o Trânsito

  1. Boa tarde,

    Trabalho com o programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, ganhador do prêmio DENATRAN em 2009 e do prêmio VOLVO em 2010. Agradecemos a divulgação do nosso trabalho neste blog, estamos trabalhando muito para mudar a nossa realidade, e com a ajuda de todos teremos futuros motoristas mais concientes! Mais informações: secretaria@seessarua.com.br / Obrigada. att Daniele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s