O que é Educomunicação?

Ainda há confusões conceituais quando pensamos em “Educomunicação”.  Apesar de não ser uma área tão nova como se pensa, discussões em torno do conceito começaram a ganhar maior visibilidade recentemente.

“Educomunicação”, como a própria palavra denuncia, é a interação entre dois campos bastante conhecidos e extremamente consolidados: a educação e a comunicação.

Ao falarmos em “Educomunicação” falamos em diálogos possíveis entre educadores e comunicadores, ou seja, trata-se de uma área que tenta entender como a educação e a comunicação, integradas, podem produzir novas práticas educativas.

A “Educomunicação” é um campo que conversa de forma muito próxima com a realidade do mundo em que vivemos hoje: um mundo “midiatizado”, em que os meios de comunicação assumem papel fundamental na dinâmica da sociedade sugerindo interações sociais inéditas.

Para compreendermos melhor o que é, de fato, a “Educomunicação” sugiro a todos que assistam a entrevista que o professor Adilson Citelli (USP) deu ao Programa “Educação Brasileira”, da UNIVESPTV. De forma breve e extremamente clara ele nos dá uma visão panorâmica sobre a Educomunicação, não apenas sob uma perspectiva teórica, mas cita também o seu lado prático, exercida como profissão.

1 comentário Adicione o seu

  1. Simone Sangaleti disse:

    esses dois polos da comunicação e da educação me faz lembrar de Oswaldo Andrade cita que:
    Para dizerem milho, dizem mio
    Para melhor dizem mió
    Para pior pió
    Para telha dizem teia
    Para telhado dizem teiado
    E vão fazendo telhados (Andrade, 2003 pg 119)

Deixe um comentário