Facebook para educadores

Educadores têm, tradicionalmente, auxiliado os pais a ensinarem seus filhos a adotarem comportamentos adequados e aceitáveis em sociedade, têm contribuído para tornar os jovens cidadãos críticos, participativos e conscientes. Essa responsabilidade sempre esteve atrelada ao papel assumido pelos professores, seja como for, o objetivo é fazer dos alunos pessoas responsáveis por si e pelo mundo que habitam e para cumprir essa tarefa os docentes fazem uso das mais diferentes ferramentas.

Para que o diálogo aluno-professor ocorra, os educadores se utilizam de livros, filmes, mensagens da mídia e muitas outras redes de disseminação de saberes, sempre com o objetivo de gerar discussão, reflexão e olhar crítico.

Com o boom das mídias sociais, os professores encontraram mais uma ferramenta para estabelecer diálogo com seus alunos e, dentro deste contexto “digital”, fala-se em “cidadania online”. Já que o mundo está funcionando (também) em uma esfera online é importante que os educadores orientem os jovens a serem cidadãos responsáveis também no ciberespaço. Neste momento, podemos pensar no incentivo a um uso adequado, seguro, ético e responsável da internet.

Como exemplo desse boom de mídias sociais tomaremos o Facebook como personagem central para discussão. Os jovens estão completamente envolvidos nessa rede social, é raro encontrar um jovem que não possua um perfil no Facebook. Agora, pensemos: Será isso bom ou ruim para os educadores? Como essas mídias estão afetando o comportamento dos alunos? O que muda dentro da sala de aula? Como aproveitar o entusiasmo que os alunos têm pelo Facebook a favor da educação?

Foi pensando em todas essas questões que o Facebook criou o  “FACEBOOK PARA EDUCADORES”, um guia destinado, exclusivamente, aos professores. Nele há dicas e orientações que buscam dar suporte aos docentes, a fim de instrumentá-los a usar o Facebook a favor da prática educativa. O guia apresenta 7 maneiras diferentes de explorar a mídia social em sala de aula e busca enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

O principal objetivo do guia é tornar os aparentes desafios gerados pelo Facebook em oportunidades que beneficiem alunos e professores!

Para ler o guia completo , visite a página http://facebookforeducators.org/– Lá você poderá ler o conteúdo na íntegra, entender a proposta e mandar sugestões.

Nota: Atualmente, o conteúdo está disponibilizado apenas em inglês. Já foi anunciado pelo Facebook que o material será traduzido para outras línguas (Esperamos que isso inclua o Português!)

Anúncios

Um pensamento sobre “Facebook para educadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s