O que é ciberativismo?

Há tempos ouvi esse termo pela primeira vez, mas só agora resolvi parar e pensar à respeito. Na realidade, muitas vezes já me peguei pensando sobre o que é o “ciberativismo” e outras vezes, já me vi completamente envolvida, participando e incentivando a prática desta nova maneira de exercer cidadania.

Como disse Pierre Levy, estudioso do ciberespaço, “a internet é o novo terreno onde acontece a humanidade”. De fato, estamos a todo o momento conectados, nos comunicando e expondo nossos sonhos, desejos e crenças no espaço online. Essa exposição pode ter caráter pessoal, mas pode ir muito além, atingindo interesses sociais, políticos e econômicos.

O ciberativismo, ou ativismo digital, só é possível em um mundo como o que vivemos hoje em dia, marcado pela cultura da internet.

Segundo o professor de comunicação da Universidade Federal Fluminense, Dênis de Moraes, ciberativismo “é uma arena complementar de mobilização e politização, somando-se a assembleias, passeatas, atos públicos e panfletos”.

Assim, o ativismo digital surge como uma ferramenta a mais para os atos de manifestação e mobilização social.

Internet e Mobilização Social

A internet é uma mídia poderosa. As redes sociais são meios extremamente influentes e atualmente têm sido usados  para que as pessoas falem de suas lutas, busquem aliados e conscientizem a população e até mesmo autoridades sobre as causas que acreditam e pelas quais lutam.

Faça uma breve pesquisa no Google e você verá: Grande parte das figuras influentes possuem perfil no Facebook ou Twitter. Políticos, atores, médicos, advogados; todos estão presentes nas redes sociais e fazem delas canais de comunicação com a população.

Se as autoridades estão em massa nas redes sociais, os jovens então… Nem se fala! Eles dominam Facebook, Twitter, Youtube; têm grande habilidade para utilizar essas ferramentas e sabem exatamente que linguagem usar para mobilizar a população e as autoridades em prol de suas lutas.

Um grande exemplo de ciberativismo é a organização AVAAZ, que por meio da internet busca mobilizar a população mundial a favor de causas sociais diversas. A organização nasceu em 2007 e tem como grande objetivo “mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem”. As causas defendidas pela AVAAZ são locais (Brasil) e globais, e dizem respeito aos mais variados temas (educação, pobreza, guerras, política, etc)

Agora, não é preciso recorrer à exemplos de organizações globais para falar sobre ciberativismo. Há diversos outros exemplos bem perto de nós, entre eles o Movimento Viva Vitao (organizado por jovens que resolveram se mobilizar após a perda de um amigo, que morreu vítima das imprudências no trânsito)  a Campanha #FaltadeEducação (Promovida pelo Projeto Educar para Crescer), a Mobilização “Pela inclusão da Quimioterapia Oral” (Organizada pelo Instituto Oncoguia) e a Campanha “Xixi no Banho” (da ONG SOS Mata Atlântica).

As causas são diferentes, mas todas objetivam mudanças sociais, ou seja, buscam transformações que garantam uma sociedade melhor e mais justa. Fala-se de violência no trânsito, direitos ligados à saúde, qualidade de educação… Mas na realidade, fala-se em MUDANÇA, em TRANSFORMAÇÃO! E para isso, vemos que, em todos os caso citados acima, o ciberespaço está sendo um grande aliado!

Temos que usar a internet a nosso favor e a favor das causas que acreditamos!

Possuímos uma poderosa arma de conscientização em nossas mãos e devemos usá-la de maneira inteligente e eficaz, a fim de alcançar aquilo que cremos ser necessário para tornar o mundo em que vivemos um lugar melhor!

Anúncios

Um pensamento sobre “O que é ciberativismo?

  1. Pingback: Ciberativismo: tecnologia como resistência e luta | sheborgue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s