O jovem é presente e não apenas o seu futuro

“É preciso muito tempo para tornar-se jovem” 

Pablo Picasso

Tentar entender a adolescência apresenta-se como uma tarefa bastante complexa, já se trata de uma fase da vida que se caracteriza por grandes descobertas, inúmeras novidades e poucas certezas, é marcada, portanto, por uma complexidade ímpar, repleta de especificidades que tornam o jovem adolescente um indivíduo único, peculiar, e interessante objeto de estudo.

A adolescência, assim como as demais fases da vida, tem a sua especial importância, é uma fase de produção, descobertas, acontecimentos que irão contribuir de maneira significativa para que a pessoa se encontre dentro de si e dentro da sociedade; por isso a adolescência não pode ser vista apenas como um momento de transição, mas sim como um período da vida que existe em si.

O jovem é o presente e não apenas o seu futuro. Se nos prendermos ao imaginário comum, que identifica a adolescência como etapa transitória, então teremos que classificar todas as fases da vida deste mesmo modo, visto que, em todas sofremos mudanças, nos deparamos com novas descobertas e novas necessidades. A adolescência, assim como as demais fases da vida, é uma continuidade, mas, também como as demais fases, é marcada por momentos específicos; momentos de transição e rupturas, que, por esse caráter, podem ser considerados momentos de passagem.

A idéia de transitoriedade ganha força ao passo que a adolescência tem como uma de suas características chave a mudança, tanto de natureza fisiológica quanto psicológica. São inúmeras novidades e em conseqüência, uma necessidade tamanha de auto-afirmação e reconhecimento.

Vê-se, portanto, uma grande euforia e ineditismo nessa etapa da vida. Na adolescência experimentar é necessário, certezas são poucas e o erro é aceito como conseqüência do estado de mutação e construção do jovem adolescente.

Ser adolescente é complexo, é eufórico… É realmente uma delícia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s