Os desafios da escola na era da digitalização

Diante do cenário global da atualidade, é possível pensarmos em uma nova configuração de mundo, em que as relações sociais se dão, predominantemente, por meio de aparatos tecnológicos, como televisão, rádio, computador, celular.

Podemos assumir, devido a essas novas maneiras de interação social, que o mundo está, de forma crescente, tornando-se um espaço digital. Para o estudioso do tema, Pierre Lévy, o ciberespaço é, hoje, “o terreno onde está funcionando a humanidade”. Esse fenômeno gera diversos impactos sociais, altera comportamentos e reorganiza a dinâmica de um mundo antes marcado pela cultura do impresso.

Diferentes campos sociais são afetados por essa crescente presença da tecnologia em nossas vidas, dentre eles o da educação.

O aluno que hoje está na sala de aula acessa diversos aparelhos tecnológicos, fazendo deles extensões de seu próprio corpo, consome conteúdos midiáticos, vai ao cinema, vai a shows, vai à escola. Vemos então que a instituição de ensino deixa de ser o elemento que centraliza as referências do jovem.

Frente a este cenário, o surgimento e a intensificação do uso de novas tecnologias representam uma nova possibilidade de repensar e desenvolver as práticas educativas.

A presença significativa das tecnologias da informação na vida dos alunos cria novos desafios para a escola, que deve arriscar-se e questionar-se frente às novas exigências que surgem em decorrência deste mundo, cada vez mais “digital”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s