Poema com “participação” de Domingos Oliveira

Vamos exercitar a criatividade e sensibilidade? Escolha um diretor de cinema e peça para os seus alunos escreverem um poema utilizando os nomes dos filmes! A proposta também funciona com autores de livros.

Além de divertida, a atividade abre campo para discussões sobre diferentes formas de manifestações artísticas!

Abaixo segue o meu poema. A obra do diretor brasileiro Domingos Oliveira foi minha fonte de inspiração!

Poema com “participação” de Domingos Oliveira

Nas controvérsias de estradas distintas
Passeio em busca de antigos “AMORES”

São vidas que um dia se uniram
E que hoje, separaram-se guardando rancores.

“A CULPA” seguirá sempre comigo
Guardada em meu peito; tecendo tragédias.

Porque me deixei vencer por “FEMINICES” alheias?
Porque lhe fiz conhecer as “DELICIOSAS TRAIÇÕES DO AMOR”?

Posso ter “TODAS AS MULHERES DO MUNDO”, mas de que me adianta?
Se entre tantas, você é a única que me rouba carinhos sinceros!

“SEPARAÇÕES” fizeram-se inevitáveis
Sofri como quem deixa escapar uma última gota de água no deserto

“TEU TUA”, eu repetia incessantemente.

Eu te possuía em pensamentos, eu me possuía em solidão.
Cai em prantos, sem mais te encontrar.

Conheci “AS DUAS FACES DA MOEDA”

Vivi paixões com ardor
Amei você sem limites
E entre esses dois sentimentos, conheci a dor.

Dor que lateja em meu peito
Que arranca-me a felicidade, trazendo consigo a certeza de um término.

* Os trechos destacados ao longo do poema são títulos de filmes de Domingos Oliveira. O diretor produziu 11 longas no decorrer de sua carreira; no poema citei 8. Os que se encontram ausentes são: “CARREIRAS”, “É SIMONAL” e “EDU CORAÇÃO DE OURO”.

Deixe um comentário

