O que uma aula precisa para ser inesquecível?

Uma aula não se faz apenas de ensinamentos didáticos, que devem ser decorados e depois, aplicados em uma folha branca, que aguarda respostas certas e objetivas; aliás, para que seja boa, uma aula deve passar longe disso.

Aulas pressupõem ensinamentos, se determinados temas exigem maior didática e objetividade, que assim seja, porém, mesmo nestes casos, não se deve esquecer que a sala de aula é um espaço de interação e de troca entre seres humanos! Por isso, uma aula, para ser boa, deve estimular a criatividade, despertar curiosidades, promover reflexões e não se limitar ao que  foi exposto na lousa, ou exigido na prova.

Muitas aulas terminam dentro das próprias salas de aula, outras, estendem-se para além do espaço da escola. Algumas aulas despertam reflexões, interesses e curiosidades que duram anos ou até mesmo uma vida inteira; ajudam a construir pensamento crítico e contribuem para o amadurecimento e para a construção do “eu”.

Aulas que conseguem extrair pensamentos e ideias novas , que despertam paixões e ódios, que envolvem e encantam são aulas que, sem sombra de dúvida, beneficiam professores e alunos. São essas aulas que levamos para a casa, que levamos para a vida e que se tornam parte de nós. Aprender com emoção pode, muitas vezes, ser fator chave para uma aula se tornar inesquecível.

Anúncios

3 pensamentos sobre “O que uma aula precisa para ser inesquecível?

  1. Na minha opinião uma aula inesquecível, além de despertar a curiosidade e ser estimulante, tem que ter aplicação prática. É lógico que não é possível ensinar conteúdos para turmas heterogêneas que terão aplicabilidade para todos, mas quando aprendemos algo que nos é útil no cotidiano dificilmente esquecemos.

  2. Olá, primeiramente, parabéns pelo blog, além da iniciativa ser ótima, o visual também está uma graça.
    Aulas inesquecíveis que eu tive como aluna tiveram como fator principal o professor. Ele que com um xiste, uma brincadeira ou comentário despertava interesse pelo assunto abordado. Como professora, eu lanço mão de tudo que encontro, sei, invento ou ouço de outros colegas para transformar aqueles 50 minutos em uma experiência válida para meus alunos. E muitas vezes, é uma brincadeira, um jeito irreverente de explicar que faz acontecer uma aula inesquecível!

  3. Gostei muito do seu blog!
    Aulas inesquecíveis estão obviamente vinculadas a professores cujo preparo e inteligência também os tornam inesquecíveis.
    Tive professores memoráveis como a Fernanda Bastos (na época do colégio) e o Rodrigo Guizzardi (na faculdade). Foi maravilhoso ter sido aluna deles e estou convicta de que meu progresso e minha felicidade tem ligação com o conhecimento, a maturidade e a ampliação de visão que me proporcionaram. Mais do que professores, foram pontos de referência em minha vida! Mantenho contato com eles até hoje!
    Também tive os professores que não possuíam inclinação para a área e que talvez fossem até uma influência negativa para os alunos na condução do lecionamento e no posicionamento que tinham sobre os fatos da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s