As supresas do mundo

Estranho seria se todos fossem iguais e se a utopia da verdade absoluta se fizesse real. A diversidade cultural é a grande riqueza e o grande diferencial de nossa espécie; a cultura nos faz peculiares, traz ao mundo diversas verdades e pontos de vista e, conseqüência disto tudo, faz de nosso planeta um lugar extremamente interessante, que nos possibilida grandes e constantes surpresas.

Basta nos permitirmos conhecer o novo para sermos surpreendidos por estas tantas surpresas que nos aguardam em cada canto do mundo, cantos estes que talvez nem imaginamos que existam. Contudo,  vez ou outra, pode ser extremamente difícil se entregar ao desconhecido; para muitos, ampliar o olhar para além de suas próprias verdades pode ser chocante e altamente desconfortável.

Somos seres sociais, assim, mesmo que tentemos nos isolar, estamos inevitavelmente integrados a grupos culturais, que se caracterizam por seus valores, crenças, mitos, tradições, língua e muitos outros fatores, todos muito particulares a cada cultura. São muitos os grupos culturais existentes, assim, colocá-los em contato é dar abertura para que ocorra certo estranhamento, preconceitos, julgamentos e, vez ou outra conflitos mais sérios, como possíveis guerras.

O estranhamento certamente ocorrerá, afinal, é realmente difícil nos depararmos com realidades que quebram as verdades nas quais sempre acreditamos, porém, esse estranhamento inicial pode resultar não apenas em situações desagradáveis…

Se nos permitirmos entender e acolher o novo, podemos evoluir e aprimorar nosso olhar e comportamento. Ao mergulhar em  uma nova cultura e tentar compreender seus valores e ideias temos a chance de incrementarmos as nossas verdades e assim, ampliarmos nossa percepção de mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s