Um espaço para pensar a comunicação e a educação de forma integrada

Por que a música é importante para a educação?

1 Comentário

Não fiz pesquisas nem consultei artigos científicos, apenas me indaguei e resolvi responder a questão sem oferecer qualquer referência ou citação de autores reconhecidos. No caso, busquei as referências em meu passado, em meu presente, nas experiências vividas e então entendi que sem a música eu seria um ser humano incompleto, pela metade, teria menos sensibilidade para compreender o mundo.

Quando eu era pequena (por volta dos meus 5 anos), sentávamos em roda na escola e cantávamos. O professor de música tocava violão e nos ensinava as letras contando histórias; pedia para que criássemos novas canções e assim fazíamos. Cada um de nós jogava uma frase no ar e, de repente, formava-se uma história, que virava música, que virava dança, que virou lembrança.

Lembro bem de uma letra que fiz com meus colegas: “O que tem no meu caminho, o que há na minha rima… Sei que perdiz, rima com Beatriz…” Falávamos de nosso dia a dia na escola, do “tatu bola”, “borboleta”, “bicho folha”; transformávamos a nossa realidade em música e assim descobríamos, sem querer, a intensidade da linguagem musical, percebíamos que por meio dela podíamos contar histórias e falar daquilo que era importante para nós.

Hoje entendo que a presença da música em minha vida foi fundamental para ajudar na construção da minha identidade. Sempre tive a música como um lugar para entender o mundo e meus pares, para soltar a minha imaginação e explorar os limites do meu corpo e da minha mente. Fazer música, dançar música, ler música, ouvir música, tudo passa pela ideia de “transformação”.

Com certeza a música é um bem vital, que desde sempre conversou com a humanidade e seus medos, amores, receios, guerras, conquistas, desesperos. Além de contar histórias, a música é um espaço para reflexão e para descobertas únicas. Sob esse pensamento encerro a minha resposta sobre “Por que a música é importante para a educação”.

Essa é a minha visão. Agora quero conhecer a sua. Vamos imaginar que estamos sentados em roda, cada um joga a sua ideia e assim formamos uma resposta para a pergunta aqui proposta.

About these ads

Autor: Carolina Prestes Yirula

Gosto de escrever e acredito que assim consigo organizar o que existe em mim. Tenho um blog sobre Mídia e Educação (http://cadernodia.wordpress.com) e outro para escrever rascunhos sobre todo o resto (http://carolprestes.wordpress.com). Boa leitura!

Um comentário sobre “Por que a música é importante para a educação?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores